30 maio 2016

Cooperação médica cubana nas nações caribenhas está bem ativa


Quando esta semana Cuba receba os presidentes das nações que são membros da Associação dos Estados do Caribe (AEC), sem dúvida alguns destacarão quanto bem-estar e esperança de vida representou para seus povos a presença médica de nosso país.

25 maio 2016

Raúl Castro recebe Kim Yong Chol, enviado especial do presidente do Partido do Trabalho da Coreia



O General do Exército, Raúl Castro Ruz, Primeiro Secretário do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba, recebeu na tarde desta terça-feira a Kim Yong Chol, membro do Birô Político do Partido do Trabalho da Coreia (PTC).

24 maio 2016

Cuba defende saúde como objetivo essencial da sustentabilidade


Cuba manifestou aqui seu apoio à inclusão da saúde como um objetivo essencial na Agenda de Desenvolvimento Sustentável, reconhecendo o papel central que hoje ocupa. O principal desafio será tornar realidade o que está plasmado em um papel, sem deixar ninguém para trás, é necessária uma verdadeira associação mundial para o desenvolvimento, afirmou o ministro cubano de Saúde Pública, Roberto Morales, ao intervir na sessão plenária da 69a Assembleia Mundial do setor.

23 maio 2016

Buscam converter em lei outra injustiça contra Cuba


Alguns legisladores estadunidenses não concordam com os trincos instalados na Base Naval em Guantánamo e querem agora guardar, sob sete chaves, as possíveis negociações para a devolução a Cuba do território ocupado ilegalmente há mais de um século.

20 maio 2016

121 anos da morte do Herói Nacional de Cuba


José Julián Martí Pérez foi um político, pensador, jornalista, filósofo, poeta e maçom cubano, criador do Partido Revolucionário Cubano e organizador da Guerra de 1895. Seu pensamento transcendeu as fronteiras de sua Cuba natal para adquirir um caráter universal

19 maio 2016

Martí e Ho Chi Minh para todos os tempos



Segundo registra uma nota do grande cubano Gonzalo de Quesada e Aróstegui, em 1889 um amigo generoso de José Martí em Nova Iorque, o senhor Da Costa Gómez, tornou possível que fosse publicada a revista La Edad de Oro, dedicada fundamentalmente às crianças, mas cujo conteúdo excedia tal orientação.

Evo Morales realiza visita oficial a Cuba


O presidente da Bolívia, Evo Morales, chegará hoje a Cuba para começar uma visita oficial durante a qual sustentará conversas com seu homólogo, Raúl Castro, e desenvolverá outras atividades, informou hoje o diário Granma. Ao anunciar sua viagem, durante a entrega nesta terça-feira de um centro de reabilitação no oriental departamento de Santa Cruz, Morales afirmou que na ilha caribenha compartilhará ideias e novos programas para a integração da América Latina e Caribe.

17 maio 2016

Dia do Camponês Cubano


Em um 17 de maio de 1946 foi assassinado Niceto Pérez García na zona de El Vínculo, na província de Guantánamo, no extremo oriente de Cuba. Por tal motivo nesta data é celebrado o Dia do camponês cubano e constitui uma data muito especial para os homens e as mulheres do campo.

Destacam trabalho de Brigada Médica cubana na Guiné Equatorial


O ministro da Previdência e Bem-estar Social da Guiné Equatorial, Juan Ndon Nguema, destacou o abnegado trabalho da Brigada Médica cubana que presta hoje serviços em postos de saúde e hospitais deste país africano.

15 maio 2016

Buena Vista Social Club também diz adeus em Cuba


A Buena Vista Social Club, orquestra conceituada embaixadora da música tradicional cubana no mundo, se despede hoje dos palcos em frente ao público desta ilha.

13 maio 2016

Declaração do Governo Revolucionário de Cuba

 

O Governo Revolucionário da República de Cuba tem denunciado de maneira reiterada o golpe de estado parlamentar-judicial, disfarçado de legalidade, que se gera há vários meses no Brasil. Hoje foi consumado um passo fundamental para os objetivos golpistas. A maioria dos senadores brasileiros determinou continuar o processo de julgamento político contra a presidenta legitimamente eleita do Brasil, Dilma Rousseff, e com isso, afastá-la “provisoriamente” de seu cargo por um período de até 180 dias, em que o Senado deve decidir, mediante o voto de dois terços de seus integrantes, a destituição definitiva.

Em Cuba: Lembram 71º aniversário da vitória contra o fascismo


A propósito do 71º aniversário da vitória contra o fascismo, em 9 de maio, seus protagonistas não pretendem deixar que se esqueça nem a história nem as lições aprendidas. “O dever dos contemporâneos é lembrar para evitar que se repita a tragédia que foi a Segunda Guerra Mundial”, expressou  o embaixador da Rússia em Cuba, Mikhail L. Kamynin.

12 maio 2016

No país 19,4% dos cubanos tem 60 anos ou mais


Cuba finalizou o ano 2015 com uma população calculada de 11,2 milhões (11.239.004) de habitantes, apenas 727 pessoas mais que o ano anterior, para uma taxa de crescimento de 0,06 por mil habitantes, segundo dados do Centro de Estudos de População e Desenvolvimento do Gabinete Nacional de Estatísticas e Informação, publicado no site www.onei.cu.

11 maio 2016

Cuba sem hepatite B aguda em menores de cinco anos


Como resultado da aplicação da vacina cubana contra essa doença Nosso país não registra casos de hepatite B aguda em crianças abaixo de cinco anos desde 1999, condição que a partir de 2006 também se estendeu aos menores de 15.

10 maio 2016

Cuba denuncia na ONU vigência de extraterritorialidade do bloqueio

Cuba denunciou, em 9 de maio, na ONU, a vigência da extraterritorialidade do bloqueio estadunidense à Ilha, a partir da situação de um banco britânico submetido às pressões do unilateral cerco econômico, comercial e financeiro.

09 maio 2016

Reverenciar a ternura e a têmpera

Uma oferenda floral, em nome do povo de Cuba, foi depositada em 8 de maio, no mausoléu que guarda os restos de Mariana Grajales, no cemitério patrimonial Santa Ifigenia, como homenagem a todas as mães cubanas em seu dia.

04 maio 2016

Havana, sede de uma importante feira de turismo


Declarada entre as sete Cidades Maravilha do Mundo, Havana acolhe hoje a 36 edição da Feira Internacional de Turismo FITCuba 2016, fervendo em matéria de viagens e lazer. Este constitui o momento mais oportuno para negociar os programas de turismo para o resto do ano e ainda depois, daí a presença de importantes cadeias hoteleiras, companhias transportadoras e operadoras de turismo.

Nova jornada cubana contra a homofobia e a transfobia


Cuba avançou em matéria de respeito às pessoas lesbicas, gays, bissexuais, transexuais e intersext (LGBTI), afirmou Mariela Castro Espín, diretora do Centro Nacional de Educação Sexual (Cenesex), em coletiva de imprensa que apresentou detalhes da nova Jornada Cubana contra a Homofobia e a Transfobia, que será realizada a partir do próximo dia 10.

02 maio 2016

Exigem fim do bloqueio a Cuba e da sabotagem a governos progressistas


Representantes de 209 agrupamentos sindicais, instituições e movimentos sociais de 34 países exigiram hoje o fim do bloqueio econômico dos Estados Unidos contra Cuba, e o fim da sabotagem política aos governos e movimentos progressistas latino-americanos.

Cuba jamais será via de trânsito de drogas


“Cuba jamais será utilizada como via de trânsito de drogas e ainda menos para que narcotraficantes se estabeleçam aqui”, assegurou o chefe da Direção Antidrogas, do Ministério do Interior (Minint), coronel Juan Carlos Poey.

01 maio 2016

Primeiro de Maio de Unidade e Compromisso


Com a presença do primeiro-secretário do Partido e presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros, general-de-exército Raúl Castro Ruz, começaram na Praça da Revolução José Martí de Havana, as celebrações por este Dia Internacional dos Trabalhadores.