27 junho 2016

Cuba atende a mais de 37 mil alunos no ensino especial


Em um contexto mediado pelo atendimento a mais de 37 mil alunos no e ensino especial cubano — por volta de 1.650 no Plano Turquino — começa em 27 de junho, em Havana, o 7º Congresso Internacional de Educação e Pedagogia Especial e o 4º Simpósio da Educação Primária, que começara suas sessões desde 27 até 30 de junho no Palácio das Convenções de Havana.

24 junho 2016

Estudo analisa discursos sobre a realidade cubana


“Os Estados Unidos diziam o que era Cuba antes da Revolução, diziam o que era Cuba com o triunfo da Revolução e dizem o que está sendo Cuba agora, quando a ilha promove atualizações em seu modelo econômico. É uma recolonização discursiva”, afirma a jornalista Amanda Cotrim, autora de dissertação de mestrado em que analisou os discursos construídos sobre Cuba por jornais estrangeiros (inclusive um brasileiro) e também pelos próprios cidadãos cubanos. Intitulada “Os discursos sobre Cuba: imprensa, vozes e memória (da atualização do modelo econômico à retomada das relações diplomáticas com os EUA: 2011/2015)”, a dissertação foi orientada pela professora Maria Graça Caldas e apresentada junto ao Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) e ao Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor).

22 junho 2016

Cuba, Rússia, amizade e ajuda mútua


“A Rússia é um parceiro tradicional e confiável de Cuba, e o fortalecimento das relações bilaterais em todas as esferas é um fato”, sublinhou, em 21 de junho, o vice-presidente do Conselho de Ministros de Cuba, Ricardo Cabrisas Ruiz, durante o ato de inauguração do Dia desse país, como parte da Segunda Convenção e Exposição Internacional CubaIndústria 2016, que abriu as portas desde o dia 20 de junho, em Havana.

16 junho 2016

"Ninguém sobra no socialismo"


Como os acordos são para serem cumpridos e não para serem colocados numa gaveta, hoje começa a tomar vida uma das decisões do passado 7º Congresso do Partido, aquela que apareceu na primeira jornada no Relatório Central: “Temos concebido que ambos os documentos, ou seja, a Conceituação e as bases do Plano Nacional de Desenvolvimento, após sua análise no Congresso, sejam debatidos democraticamente pela militância do Partido e a União dos Jovens Comunistas, representantes das organizações de massas e de amplos setores da sociedade, com o propósito de enriquecê-los e aperfeiçoá-los”.

14 junho 2016

Dois milhões de turistas escolheram o destino Cuba


Junho chega com noticias empolgantes para a indústria turística cubana, ao atingir – em 13 de junho passado – os dois milhões de visitantes ao país, 27 dias antes que em 2015, segundo uma nota de imprensa do Ministério de Turismo (Mintur).

12 junho 2016

Cuba insta a reforçar as estratégias contra a intervenção imperialista na América Latina


O ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez Parrilla exortou na quarta-feira, 8 de junho, à Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (ALBA-TCP) a se fortalecer contra as estratégias de intervenção imperialistas e as ações golpistas que procuram se impor no continente, informou a agencia de notícias AVN.

09 junho 2016

Cuba reitera decisão de cooperar com outros países na luta anti-AIDS


Cuba ratificou aqui, em 8 de junho, na Assembleia Geral da ONU, a decisão de cooperar com outros países na prevenção e o combate à epidemia do HIV-Aids e advogou pelo respeito ao direito dos seres humanos à saúde e ao desenvolvimento, sem mercantilização nem condições, como uma base essencial para alcançar a meta de erradicar essa doença em 2030.

07 junho 2016

MPSC: 3 anos de medicina cubana no Brasil


Havana receberá título de cidade maravilha do mundo

 

A quase 500 anos de fundada, Havana receberá oficialmente hoje, 7 de junho, a condição de ter sido considerada uma das sete cidades maravilhas do mundo moderno, distinguida, sobretudo, por sua mítica atração, seu ambiente cálido e acolhedor e o carisma e jovialidade de seus habitantes.

05 junho 2016

"Não podemos ficar indiferentes diante das turbulências que têm lugar na América Latina e no Caribe"


Chefes de Estado e de Governo,

Caro embaixador Alfonso Munera Cavadía, secretário-geral da Associação dos Estados do Caribe;

Caros delegados e convidados:

É pela sétima ocasião que nos encontramos os chefes de Estado e de governo e outros altos representantes dos Estados e territórios agrupados na Associação dos Estados do Caribe. Desta vez, para realizar uma ampla troca, sob o tema “Unidos para enfrentar os desafios do desenvolvimento sustentável, as alterações climáticas e da paz no Caribe”.

03 junho 2016

Declaração do Ministério das Relações Exteriores de Cuba


A irmã República Bolivariana da Venezuela travou uma dura e vitoriosa batalha diplomática na Sessão Extraordinária do Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos (OEA), celebrada em 1º de junho, contra o plano de ingerência do imperialismo e as oligarquias.

01 junho 2016

Com passos de futuro


Quem protege as crianças prepara o porvir. E precisamente os direitos de todas as crianças tem sido uma prioridade constante da nação cubana desde o ano 1959.