27 dezembro 2016

Base Naval de Guantánamo: Epílogo contra a desmemória


Muito em breve, o presidente Barak Obama vai deixar a Casa Branca, com a promessa descumprida de fechar a prisão de alta segurança criada, em 2002, na base naval norte-americana em Guantánamo.

22 dezembro 2016

Educadores cubanos ratificam compromisso com o legado de Fidel

 

A ministra da Educação de Cuba, Ana Elsa Velázquez, ratificou hoje o compromisso de honra dos docentes com o legado do eterno Comandante em Chefe Fidel Castro. As lições de lealdade ao dever e entrega absoluta à obra maravilhosa de formar as novas gerações, agigantam-nos, afirmou a servidora pública em uma mensagem de felicitação pelo Dia do Educador, ao se comemorar o 55 aniversário da declaração de Cuba como território livre de analfabetismo.

19 dezembro 2016

"Sou capaz de educar, fiz isso toda minha vida"


Antes do ano 1959, Nury Díaz Hernández morava com uma família pequeno-burguesa. Apesar das tentativas do pai — que pertencia à classe privilegiada e era opositor à Revolução — de levá-la para fora do país, ela e a mãe ficaram na Ilha. Ainda lembra o que ela disse ao pai, em uma conversa estremecedora com seu progenitor:"Em Cuba há milhões de pessoas que não sabem ler e escrever e Fidel foi quem me ensinou isso. Onde eu tenho que estar é aqui".

15 dezembro 2016

"Apoiar a Venezuela é lutar pela emancipação da América Latina


Há datas destinadas a mudar o rumo dos povos. Há homens que impulsionam esse movimento e deixam um legado difícil de apagar, apesar do avanço impecável do tempo. Há momentos nos quais o abraço entre dois sonhadores transcende o mero fato para transformar a fisionomia dos povos.

04 dezembro 2016

"O permanente ensinamento de Fidel é que tudo pode ser feito"



Estimados chefes de Estado e de Governo;

Personalidades proeminentes que nos acompanham;

Compatriotas que estão aqui hoje representando as províncias orientais e Camaguey;
Moradores de Santiago de Cuba;

Querido povo de Cuba:

Na tarde de hoje, após a chegada a esta cidade heróica do cortejo fúnebre com as cinzas de Fidel, que fez no sentido oposto à Caravana da Liberdade, que teve lugar em janeiro de 1959, o cortejo percorreu locais importantes de Santiago de Cuba, berço da Revolução, onde, tal como no resto do país, recebeu o testemunho de amor dos cubanos.

Amanhã, 4 de dezembro, suas cinzas serão depositadas, em uma cerimônia simples, no cemitério de Santa Ifigenia, perto do mausoléu do Herói Nacional José Martí; de seus companheiros de luta do Moncada, o iate Granma e do Exército Rebelde; da luta clandestina e das missões internacionalistas.

03 dezembro 2016

Desembarque do Granma: Para a liberdade definitiva de Cuba


O desembarque do iate Granma em 2 de dezembro de 1956, perto da praia Las Coloradas, apesar de adversidades, marcou o impulso vital para a liberdade de Cuba. Uma semana antes, em 25 de novembro, Fidel Castro e outros 81 expedicionários zarparam do porto mexicano de Tuxpan sem imaginar os obstáculos que enfrentariam.

01 dezembro 2016

"Nós dizemos a partir daqui: Até a Vitória Sempre"


Estimados chefes de Estado e de Governo;

Chefes das delegações;

Personalidades proeminentes;

Amigos todos;

Querido povo de Cuba (Aplausos)

Embora me caiba proferir o discurso final, em 3 de dezembro próximo, quando estejamos na Praça da Revolução Antonio Maceo, em Santiago de Cuba, agora eu desejo expressar, em nome do nosso povo, Partido e Governo, bem como da família, a sincera gratidão por sua presença neste ato (Aplausos), pelas palavras emocionantes que foram expressas aqui e também pelas expressões extraordinárias e incontáveis ​​de solidariedade, carinho e respeito recebidos do mundo todo, nesta hora de dor e comprometimento.