26 julho 2016

Viva o 26 de Julho, dia da Rebeldia Cubana!


Em 26 de julho de 1953, sob uma violenta ditadura militar, revoltados com a miséria, o analfabetismo, as péssimas condições de vida do povo, um grupo de lutadores, liderados por Fidel Castro e Abel Santamaria, assaltaram o quartel de Moncada e Carlos Manuel de Céspedes em Cuba. Neste combate muitos foram mortos e presos, inclusive Fidel.

Durante seu julgamento, Fidel fez sua própria defesa que ficou conhecida como "A história me absolverá". Anistiado em 1955, ele, seu irmão Raul e outros companheiros e companheiras como Camilo Cienfuegos e Che Guevara, além da primeira mulher guerrilheira Célia Sánchez criaram o Movimento 26 de julho, uma organização que triunfou 6 anos depois, em 1º de janeiro de 1959, pondo fim à ditadura de Fulgêncio Baptista e tomando o poder junto do povo cubano.

Desde então a Revolução Cubana vem construindo o caminho socialista que hoje inspira todos os povos pela sua lealdade aos princípios e ideais de justiça, igualdade, liberdade, soberania e solidariedade entre os trabalhadores de todo o mundo.

Cultura e patriotismo unidos em uma data


Desde a arte também foi feita a homenagem 63º aniversário dos assaltos aos quartéis Moncada e Carlos Manuel de Céspedes, em áreas do parque Serafín Sánchez, de Sancti Spíritus, ao ser realizado na noite do dia 25 de julho, a gala central comemorativa pela data.

22 julho 2016

Assad: Cuba é e será ponta de lança do movimento revolucionário


Cuba é e será ponta de lança do movimento revolucionário latino-americano, e seu líder histórico, Fidel Castro, é um ícone da luta pela independência, disse o presidente sírio Bashar Al Assad em uma entrevista exclusiva à agência Prensa Latina.

16 julho 2016

Os EUA e a violação dos acordos migratórios com Cuba


Apesar dos compromissos vigentes entre os governos de Cuba e dos Estados Unidos, Washington cria políticas violadoras dos acordos migratórios bilaterais, denunciam hoje as autoridades da nação caribenha.

11 julho 2016

"Perante as dificuldades e ameaças não há espaço para improvisações e muito menos para o derrotismo"


Companheiras e companheiros:

Tivemos neste ano um primeiro semestre intenso, com a realização de importantes eventos nacionais e internacionais; em primeiro lugar o 7º Congresso do nosso Partido, o qual adotou um conjunto de acordos de longo alcance no interesse da atualização do modelo econômico e social de Cuba.

04 julho 2016

Com o propósito de afiançar sobre alicerces sólidos o futuro do país


O impacto na população das medidas adotadas para elevar o valor do peso cubano será um dos temas nos quais estarão concentrados os deputados à Assembleia Nacional do Poder Popular, durante o trabalho das comissões permanentes, que antecede ao 7º Período Ordinário de Sessões da Oitava Legislatura, convocado para o próximo dia 8 de julho.