Páginas
▼
18 outubro 2018
O que é profetizado e cumprido
A História me Absolverá foi feita de constante meditação (...) para uma continuidade de eventos que vão desde as palavras, o anúncio, a sinalização futura, até a realização do que foi dito certo dia naquela estreita sala de Santiago de Cuba, após o grande evento de 26 de julho.
Inspirados pelas ideias de José Martí e com a consciência antiimperialista profundamente enraizada em seus corações, um grupo de bravos jovens atacaram o quartel-general do Exército da tirania pró-imperialista de Fulgencio Batista: o Quartel Moncada. Poucos foram os caídos; mas muitos, aqueles assassinados selvagemente pelos agentes da tirania.
No julgamento do doutor Fidel Castro, como chefe e organizador do ataque ao quartel Moncada, ele não se limitou a denunciar os assassinatos, a corrupção, a rendição ou a fazer um balanço da grave crise que pesava sobre todos os setores da vida nacional, mas, ao mesmo tempo, fixa, com surpreendente precisão e objetividade, os postulados essenciais do programa de toda a etapa da futura Revolução: a Reforma Agrária; reforma abrangente da educação; redução de aluguel; nacionalização das empresas estrangeiras; industrialização; solidariedade com os povos da América Latina, etc.
Acontece frequentemente que os textos políticos envelhecem logo, sendo ultrapassados por novas contingências que nos fazem esquecer as contingências em que foram concebidos; isto é, a história atual nos faz esquecer, com frequência, as circunstâncias históricas em que, num momento deixado para trás, pela passagem do tempo, certas palavras foram proferidas. O surpreendente com o texto da História me Absolverá, é sua validade, sua atualidade, o interesse de seu presente estudo. Tudo o que ele anunciou foi feito; tudo o que se previu foi cumprido; tudo o que foi profetizado, com firme decisão política do futuro, tornou-se tangível (...).
DA HISTÓRIA ME ABSOLVERÁ:
"Eu trago em meu coração as doutrinas do Mestre e em meus pensamentos as ideias nobres de todos os homens que defenderam a liberdade dos povos".
"Os problemas da República só podem ser resolvidos se nos dedicarmos a lutar por ela com a mesma energia, honestidade e patriotismo que nossos libertadores investiram para criá-la".
"Quando os povos alcançam as conquistas que têm desejado por várias gerações, não há força no mundo capaz de arrebatá-las".
"No mundo de hoje, nenhum problema é resolvido por geração espontânea".
"Os povos têm uma lógica simples, mas implacável, em desacordo com tudo o que é absurdo e contraditório, e se alguém também odeia privilégios e desigualdades com toda a sua alma, esse é o povo cubano".
"Cuba, o que teria acontecido se tivesses deixado o Apóstolo morrer!".
* Fragmentos do julgamento do Quartel de Moncada e de A História me Absolverá (1966)
Do Granma
Nenhum comentário:
Postar um comentário