06 julho 2018

Caricom: símbolo de amizade e respeito entre os povos


A Comunidade do Caribe (Caricom) é um agrupamento de 20 países: 15 estados membros e cinco membros associados. É a "casa" de aproximadamente 16 milhões de cidadãos. Foi criada em 4 de julho de 1973, através da assinatura do Tratado de Chaguaramas, para transformar a Associação de Livre Comércio do Caribe em um Mercado Comum.


Inclui Estados que são considerados países em desenvolvimento e, à exceção de Belize na América Central e Guiana e Suriname na América do Sul, todos os membros e membros associados são estados insulares.

Surgiu como resultado de 15 anos de esforços em favor da integração regional e foi estabelecido com os seguintes objetivos fundamentais: elevar o padrão de vida e trabalho das nações da região; contribuir para a eliminação do desemprego; e acelerando, coordenando e sustentando o desenvolvimento econômico, bem como promovendo as relações comerciais e econômicas com terceiros países e com grupos de nações.

Os principais órgãos da Comunidade do Caribe são a Conferência e o Conselho. A Conferência é o órgão supremo da organização regional e é composta pelos chefes de Estado e de Governo dos países membros. Sua principal responsabilidade é traçar a política da Caricom e autorizar a assinatura de tratados entre a Comunidade do Caribe e outras organizações de integração.

O Conselho, por outro lado, é formado pelos ministros das Relações Exteriores e é responsável pelo desenvolvimento dos planos estratégicos da organização, pela coordenação da integração nos diferentes setores e pela promoção da cooperação entre os membros.

Caricom é o mais antigo movimento de integração no mundo em desenvolvimento. Embora se tenha tentado minimizar suas conquistas ao longo do caminho estas foram muitas, especialmente na cooperação funcional em setores como educação, saúde, cultura e segurança.

CUBA E CARICOM
Em 8 dezembro 1972 quatro países de fala inglesa do Caribe, que tinham alcançado a independência, estabeleceram relações diplomáticas com Cuba, em um ato de coragem política inquestionável: Barbados, Guiana, Jamaica e Trinidad e Tobago. Esta decisão histórica constituiu um passo fundamental para a ruptura do bloqueio diplomático contra a Ilha e uma abertura contra o isolamento ao que tinha sido submetido Cuba, pela pressão dos EUA na área.

Cuba e os países da Caricom têm profundas raízes históricas e culturais que remontam à formação da nacionalidade, gradualmente fortalecidas após a conquista da independência pelos jovens estados da Comunidade.

A primeira Cúpula Cuba-Caricom foi convocada em Havana, em 2002, inicialmente como uma reunião de chefes de Estado e de Governo para comemorar o 30º aniversário do evento. A segunda reunião foi realizada em Bridgetown, Barbados, em 2005, e a terceira em Santiago de Cuba, em 2008.
De fato, na segunda reunião Fidel advertiu: "À globalização neoliberal e egoísta, a ordem política e econômica internacional antidemocrática, devemos responder com a unidade e a globalização da solidariedade e a promoção do diálogo, a integração e a cooperação genuína".

Na mesma Cúpula, os governos da Comunidade do Caribe conferiram ao Comandante-em-chefe da Revolução cubana, a Ordem de Honra dessa organização, em reconhecimento ao seu comportamento humano sem defeito e seu apoio incondicional ao progresso e bem-estar da área.

Estes espaços estão agora em sua 39ª edição e constituem um palco de reflexão e tomada de decisões, no mais alto nível, para o aprofundamento e fortalecimento das relações de cooperação e solidariedade.

Durante esses anos, os países membros da Caricom e a Ilha maior das Antilhas construíram uma relação baseada na cooperação, solidariedade e respeito mútuo. Hoje, 1.444 colaboradores cubanos prestam seus serviços nas nações membros da comunidade e, como parte da Operação Milagre, mais de 98.901 pacientes foram beneficiados.

Até maio de 2018, mais de 5.780 jovens da sub-região se formaram em Cuba, a grande maioria no nível superior. São jovens que retornaram aos seus países e às suas comunidades, com uma profunda convicção da importância de servir e contribuir para o desenvolvimento de seus povos. Atualmente, 740 acadêmicos do Caribe estudam no país.

Numa altura em que a região precisa de avançar para novas e mais elevadas formas de integração, Caricom, assente nas relações de amizade e respeito entre os seus membros, acumulou grande experiência organizacional e do trabalho que pode ser explorada no processo de consolidação e fortalecimento da unidade e a cooperação latino-americana e caribenha.

Do Granma

Nenhum comentário:

Postar um comentário