08 novembro 2018

As relações entre Cuba e a RPDC são históricas e baseadas no respeito mútuo


Esta promete ser uma turnê intensa. Transbordando em emoções a delegação cubana, chefiada pelo presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, na noite do sábado passado, partiu da Federação Russa para Pyongyang, onde a o recebimento em massa do povo fez acelerar o coração a mais de um.

Quase à uma hora da tarde — hora local — do domingo 4, chegou Díaz-Canel ao aeroporto internacional desta capital, onde foi recebido com todas as honras militares devido ao seu alto cargo, por Kim Jong-un, presidente do Partido Trabalhista Coreano, presidente do Comitê de Estado da República Popular Democrática da Coreia e comandante supremo do Exército Popular da Coreia.
Centenas de pessoas também estavam esperando por ele na esplanada com bandeiras dos dois países e torcendo por sua presença aqui. À saída novamente a ovação da cidade; na longa avenida, a homenagem continuou.

Bem-vindo, amizade e solidariedade são palavras que o tradutor que acompanha a imprensa nos ajuda a decifrar no meio da agitação. Assim, ouvimos em diferentes momentos do trajeto de 20 quilômetros que a caravana presidencial percorreu até chegar ao seu destino.

A recepção calorosa ao chefe de Estado cubano foi multiplicada no icônico local onde fica a Torre à Imortalidade. Milhares de pessoas agitaram flores, bandeiras e balões; e as palavras Pyongyang e Havana eram perfeitamente inteligíveis.

Foi assim que as cenas se repetiram nos últimos oito quilômetros do trajeto. Diaz-Canel e o companheiro Kim Jong-un juntos no mesmo carro conversível, cumprimentaram todos em meio à multitudinária acolhida que estremece, sem dúvida.

Depois foi a vez do espaço na agenda para as conversações oficiais entre os dois presidentes, uma reunião em que reafirmaram a prioridade que ambos os governos atribuem ao fortalecimento das relações históricas iniciadas no distante ano de 1960. Estas fundações vêm da amizade entre o líder da Revolução Cubana Fidel Castro Ruz e o grande líder Kim Il Sung.

UM TRIBUTO À AMIZADE
O estádio Ryugyong Jog Ju Yong foi majestosamente decorado. Foi a etapa da performance artística oferecida por Kim Jong-un, presidente da República Popular Democrática da Coreia, em honra ao presidente de Cuba. A delegação cubana na íntegra também foi convidada.

A multidão ali era esmagadora, chocante. Na entrada dos dois presidentes, o auditório explodiu e o povo abriu os braços novamente a Cuba.

Um belo espetáculo ganhou vida e o tempo pareceu parar. Melodias icônicas como a Marcha de 26 de julho, Guajira Guantanamera, Damisela encantadora e Cuba, que linda es Cuba! foram harmoniosamente interpretadas por reconhecidos artistas locais.

Canções de amizade e heroísmo foram acrescentadas à noite. As letras falavam de obstáculos e vítimas de sentimentos sublimes e honras insuperáveis, de amor pátrio e solidariedade, de carinho a Cuba e seus líderes, de esperança e amor, de muitos sacrifícios ...

A evocação a Fidel e Kim Il Sung não deixou de estar presente. A gala foi uma viagem através da história da amizade entre os dois povos. Uma amizade que venceu as distâncias físicas e à qual esta primeira visita oficial de Díaz-Canel como presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros da República de Cuba envolve em um ar de continuidade.

O segundo dia do presidente cubano na República Popular Democrática da Coreia (RPDC) começou com uma calorosa saudação ao povo norte-coreano em nome do general-de-exército Raúl Castro e de todos os cubanos.

A agenda de Miguel Díaz-Canel começou com um diálogo com o presidente do Presidium da Assembleia Popular Suprema, Kim Yong Nam. "As novas gerações de cubanos serão leais e fiéis às nossas relações históricas de fraternidade", expressou Díaz-Canel.

O líder cubano visitou a Universidade Kim Il Sung, a primeira da antiga Coreia do Norte, construída em 1946, após a independência. Diaz-Canel adiantou que Cuba e a RPDC, durante as conversações oficiais realizadas entre os dois presidentes no domingo passado, planejavam fazer uma projeção para estabelecer a cooperação em turismo, educação e saúde pública.

A RPDC despediu-se do líder cubano com um impressionante espetáculo de ginástica popular em massa, a celebração de Arirang, que atraiu repetidos aplausos entre os presentes pela a exibição das imagens dos líderes históricos de Cuba e da RPDC, Fidel Castro e Kim Il Sung, de Raúl Castro e Kim Jong Il, bem como de Díaz-Canel e Jim Jong-un.

Do Granma

Nenhum comentário:

Postar um comentário