18 janeiro 2017

Herói cubano expressa alegria pela libertação de Oscar López Rivera


O vice-presidente do Instituto Cubano de Amizade com os povos, Fernando González, expressou hoje durante uma entrevista na televisão nacional, sua satisfação pela próxima libertação do independentista porto-riquenho Oscar López Rivera.

González, declarado Herói da República pelo Conselho de Estado de Cuba, é um dos conhecidos cinco antiterroristas cubanos que cumpriu 17 anos de prisão nos Estados Unidos e durante quatro destes compartilhou cela com o lutador porto-riquenho.

Conhecer Oscar foi realmente um privilégio, ter tido a oportunidade de compartilhar com um prisioneiro de consciência, (...) um ser humano de uma grande sensibilidade, de uma grande capacidade para entender as outras pessoas, ajudar, ensinar, transmitir suas experiências, afirmou.

Além disso, o antiterrorista cubano acrescentou que este indulto a Oscar López pelo presidente estadunidense Barack Obama é resultado do forte movimento mundial em torno de sua libertação, pois se tratava de um encarceramento injusto que deveria ser suspenso antes.

Levou muito tempo, mas ao final é uma grande vitória dos porto-riquenhos, é uma vitória de todos os que no mundo têm lutado pela libertação de Oscar, e é uma vitória de Oscar, de sua resistência, da fidelidade às suas ideias, do que acredita, do que pensa, nunca desistiu, sempre teve a esperança de que um momento como este podia chegar, concluiu.

O lutador porto-riquenho tem 74 anos de idade, 35 dos quais passou nas prisões estadunidenses, condenado a 55 anos de prisão por conspiração sediciosa devido ao seu vínculo com as Forças Armadas de Libertação Nacional de Porto Rico, aos que se acrescentam outros 15 anos por um suposto planejamento de fuga.

O indulto de López Rivera, que será libertado no próximo dia 17 de maio, foi anunciado junto com o da ex-soldado norte-americana Chelsea Manning, sentenciada a 35 anos em 2013, por prover o Wikileaks de arquivos governamentais secretos dos EUA.

Da Prensa Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário