04 agosto 2018

Porque é importante para Cuba a formação de doutores?



Trabalho genuíno da Revolução e do pensamento visionário de Fidel, a ciência cubana enfrenta o desafio de evitar retrocessos em seu trabalho no meio do complexo cenário econômico atual e tornar-se uma plataforma de contribuições que pagam cada vez mais ao progresso da nação nas mais diversas esferas.

Em 10 de fevereiro de 1993, quando falou na inauguração do Centro de Biofísica Médica em Santiago de Cuba, o Comandante-Chefe disse: “A ciência e as produções da ciência deveriam um dia ocupar o primeiro lugar na economia nacional. Temos que desenvolver as produções de inteligência, e esse é o nosso lugar no mundo, não haverá outro”.

Segundo o Doutor em Ciências Luis Alberto Montero Cabrera, professor de mérito na Universidade de Havana e presidente do Conselho Científico da Casa de Estudos Superiores da capital, a sustentabilidade da ciência no país passa inevitavelmente por uma formação de doutorado eficiente e atraente.

“Se grande parte dos professores de uma universidade possuir esse diploma que os torna candidatos permanentes a novos conhecimentos, eles estarão em posição de reproduzir em seus estudantes o desejo de pesquisar e inovar, ajudando-os a ser pessoas melhores e a criar riqueza material e espiritual para o bem-estar da sociedade”.

“No mundo de hoje, um dos parâmetros determinantes para medir a reputação acadêmica ou a classificação dos centros de ensino superior é a proporção de doutores existentes no grupo de professores. É até considerado um elemento-chave poder falar de uma universidade genuinamente científica, isto é, que produz conhecimento e pessoal qualificado”, afirmou Montero.

Como afirmou o coordenador da Seção de Ciências Naturais e Ciências Exatas da Academia Cubana de Ciências (ACC), um programa sólido de promoção de doutorado em todas as disciplinas científicas e tecnológicas possíveis, torna-se uma fonte imediata, barata e resultados de pesquisa eficientes com possíveis impactos que podem transformar a sociedade, como em muitos países com bom desempenho econômico.

Com relação à situação particular de Cuba, ele especificou que a idade média de obtenção do doutorado era de 45 anos em 2015.

"Para aumentar e estabilizar a ciência, a tecnologia e a inovação de ponta, esse é um número claramente insuficiente, que precisa ser rejuvenescido”.

“Um jovem médico de ciências, que alcança o grau antes dos 30 anos, tem muito mais tempo em sua vida profissional de tributar novos conhecimentos e, simultaneamente, promover a educação científica das novas gerações”.

Ele também disse, "a formação precoce de doutorado é um fator que promove a igualdade de gênero na ciência, porque se esse processo ocorre quando as pessoas já têm filhos, as mulheres podem estar em desvantagem em relação aos homens e requerem muito mais esforço pessoal para conseguir um doutorado”.

De acordo com o atual conceito na legislação pertinente, o grau de Doutor em Ciências em uma determinada disciplina será entregue em Cuba a graduados de nível universitário contribuir original e significativamente para o desenvolvimento de uma área de conhecimento e assegurar a sua capacidade de enfrentar e resolver problemas científicos de forma independente.

De acordo com a declaração do Professor Montero, a massa de cientistas produzidos nos últimos cinco décadas, incluindo o número de doutores, está em declínio devido a fatores associados à idade (aposentadoria e mortes), a transferência de funcionários para outras atividades econômicas e de serviços melhor pagos e emigração, fundamentalmente.

“Penso que é necessário criar um ambiente de mídia que vise favorecer desde cedo as inclinações naturais do ser humano para o conhecimento e a pesquisa. Também o nosso sistema educativo deve promover cada vez mais o culto de ambas as atividades em todos os programas educacionais e de método científico na prática experimental de estudantes”.

"O treinamento de doutorado é um processo de ganho líquido para todos. O novo doutor ao adquirir o grau, tutor ou supervisor faz frente muitos resultados científicos também são seus, como a instituição que patrocina benefícios torná-los a produzir mais ciência e tecnologia, ao mesmo tempo, pode fortalecer o seu claustro”.

Mas o país, enfatizou, ganha muito mais enriquecendo consideravelmente os resultados da ciência nacional e de seus recursos humanos com novos e jovens doutores.

É então necessário avançar na promoção de uma política nacional para estimular tal atividade estratégica. Atingir tal objetivo talvez seja uma das premissas fundamentais exigidas pelo progresso do sistema científico cubano.

Do Granma

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