18 outubro 2018

O que é profetizado e cumprido


A História me Absolverá foi feita de constante meditação (...) para uma continuidade de eventos que vão desde as palavras, o anúncio, a sinalização futura, até a realização do que foi dito certo dia naquela estreita sala de Santiago de Cuba, após o grande evento de 26 de julho.


Inspirados pelas ideias de José Martí e com a consciência antiimperialista profundamente enraizada em seus corações, um grupo de bravos jovens atacaram o quartel-general do Exército da tirania pró-imperialista de Fulgencio Batista: o Quartel Moncada. Poucos foram os caídos; mas muitos, aqueles assassinados selvagemente pelos agentes da tirania.

No julgamento do doutor Fidel Castro, como chefe e organizador do ataque ao quartel Moncada, ele não se limitou a denunciar os assassinatos, a corrupção, a rendição ou a fazer um balanço da grave crise que pesava sobre todos os setores da vida nacional, mas, ao mesmo tempo, fixa, com surpreendente precisão e objetividade, os postulados essenciais do programa de toda a etapa da futura Revolução: a Reforma Agrária; reforma abrangente da educação; redução de aluguel; nacionalização das empresas estrangeiras; industrialização; solidariedade com os povos da América Latina, etc.

Acontece frequentemente que os textos políticos envelhecem logo, sendo ultrapassados ​​por novas contingências que nos fazem esquecer as contingências em que foram concebidos; isto é, a história atual nos faz esquecer, com frequência, as circunstâncias históricas em que, num momento deixado para trás, pela passagem do tempo, certas palavras foram proferidas. O surpreendente com o texto da História me Absolverá, é sua validade, sua atualidade, o interesse de seu presente estudo. Tudo o que ele anunciou foi feito; tudo o que se previu foi cumprido; tudo o que foi profetizado, com firme decisão política do futuro, tornou-se tangível (...).

DA HISTÓRIA ME ABSOLVERÁ:

"Eu trago em meu coração as doutrinas do Mestre e em meus pensamentos as ideias nobres de todos os homens que defenderam a liberdade dos povos".

"Os problemas da República só podem ser resolvidos se nos dedicarmos a lutar por ela com a mesma energia, honestidade e patriotismo que nossos libertadores investiram para criá-la".

"Quando os povos alcançam as conquistas que têm desejado por várias gerações, não há força no mundo capaz de arrebatá-las".

"No mundo de hoje, nenhum problema é resolvido por geração espontânea".

"Os povos têm uma lógica simples, mas implacável, em desacordo com tudo o que é absurdo e contraditório, e se alguém também odeia privilégios e desigualdades com toda a sua alma, esse é o povo cubano".

"Cuba, o que teria acontecido se tivesses deixado o Apóstolo morrer!".

* Fragmentos do julgamento do Quartel de Moncada e de A História me Absolverá (1966)

Do Granma

Nenhum comentário:

Postar um comentário