28 março 2016

Oficina de jornalismo: "Como cobrir Cuba e evitar os clichês"

 

OFICINA DE JORNALISMO: "Como cobrir Cuba e evitar os clichês"
Data: Sábado, 16 de abril de 2016
Endereço: Rua Euclides da Cunha, 247, Centro - Osasco
http://migre.me/tdOZD

Idealizada pela jornalista e já Mestre Amanda Cotrim, a oficina “Jornalismo Internacional: Como cobrir Cuba e evitar os clichês", acontece no dia 16 de abril (sábado), em Osasco e tem como público alvo estudantes de jornalismo, jornalistas, comunicadores, pesquisadores e todos que se interessam tanto pelos estudos de mídia quanto por Cuba.

A oficina terá duração de quatro horas e será dividida em duas partes: a primeira teórica e a segunda prática. A atividade abordará a rotina de uma redação de jornal, a produção da notícia, o jornalismo internacional e como os discursos sobre Cuba foram construídos historicamente pela mídia. “Refletir e interrogar a linguagem jornalística são exercícios fundamentais para que possamos ‘ler’ a mídia”, afirma a jornalista Amanda Cotrim. “Muitas vezes as notícias internacionais, que exigem um aprofundamento dos temas e maior contextualização, são publicadas com base em percepções cheias de clichê”,
complementa a professora de Jornalismo Juliana Sangion, que também ministrará a oficina.

A oficina terá como referência os casos envolvendo Cuba nos últimos anos, como a questão da internet na ilha, o sistema político e social de Cuba e a retomada das relações diplomáticas com os EUA.
A atividade é uma ação conjunta do Coletivo Classista de Cultura Ísis Rodrigues e da Escola de Formação Política 16 de Julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário