24 agosto 2016

FMC: "Fidelidade ao socialismo"


“Da Federação das Mulheres Cubanas (FMC) só se pode esperar fidelidade ao socialismo e aos líderes da Revolução, Fidel e Raul Castro”, expressou nesta cidade, em 23 de agosto, a secretária-geral dessa organização, Teresa Amarelle Boue, durante a celebração do 56º aniversário da organização.

Presidindo o ato nacional pelo aniversário, realizado na Praça da Revolução general Calixto Garcia, na capital provincial, Teresa Amarelle, que também é membro do Bureau Político do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba, lembrou a lutadora inesquecível Vilma Espín, citando uma declaração sdela de que sem o socialismo as mulheres cubanas não teriam alcançado a posição que agora ocupam em nossa sociedade.

A líder, que prestou contas das tarefas realizadas pela organização desde o período de sua fundação até hoje, também disse que a profunda apreciação dos direitos conquistados até agora está acima de qualquer triunfalismo, porque é o resultado de uma combinação de vontade política do Estado, o papel da FMC e da vontade das mulheres cubanas, as quais determinaram assumir um papel de protagonistas em seu próprio desenvolvimento.

Também enfatizou no compromisso contraído com o primeiro-secretário do Comitê Central do Partido, general-de-exército Raúl Castro, quem no 7º Congresso dessa organização conclamou a elevar a combatividade e o trabalho ideológico com as novas gerações, fortalecendo o papel da família e da escola.

“Ser coerente com este apelo significa aperfeiçoar o trabalho de orientação e preparação familiar, o trabalho preventivo e de educação social para reforçar os valores patrióticos, éticos e morais; fazer face, de maneira forte e sistemática, às manifestações de indisciplina social e outros comportamentos degradantes. A família pode e deve assumir mais intensamente seu papel de formação de princípios morais, padrões de conduta e atitudes positivas para a vida”, afirmou.

No discurso proferido na comemoração, onde marcou presença o primeiro secretário do Partido em Holguín e membro do Comitê Central do Partido, Luis Torres Iribar, bem como outros líderes políticos e do governo territoriais, Amarelle Boue disse que celebravam a data com uma organização mais forte e unida, imersa na continuidade do processo de fortalecimento interno, enquanto há uma presença notável em tudo o relacionado à atualização do modelo econômico da nação.

A entrada à organização, recentemente, de mais de 37 000 meninas, reafirmou, tornou possível que hoje a organização tenha mais de quatro milhões de membros. Isso significa, disse, que 90,6% das mulheres cubanas de mais de 14 anos decidiram se afiliar voluntariamente, com o que essa organização demonstrou maior capacidade para convocar.

Na presença dos participantes, os anfitriões enviaram um presente ao líder Fidel Castro, por ocasião do seu recente 90º aniversário, que consiste em uma foto que inclui momentos de uma das visitas do líder a Holguín.

Durante a celebração, a secretária-geral da FMC em Holguín, Roselia Taño Ricardo, recebeu a bandeira que certifica o território como Vanguarda Nacional da organização, enquanto entidades homólogas nas províncias de Granma, Villa Clara e Ciego de Avila receberam reconhecimentos por sua condição excepcional, tal como o município especial Isla de la Juventud.

Do Granma

Nenhum comentário:

Postar um comentário