02 janeiro 2018

4,0! Chega Cuba a sua menor taxa de mortalidade infantil da história


Se dissermos que, pelo décimo ano consecutivo, Cuba mantém sua taxa de mortalidade infantil abaixo de cinco por mil nascidos vivos, é motivo suficiente para comemorar. Mas sabendo que as razões vão mais longe, descobrindo que o país no final de 2017 atingiu o menor índice de mortalidade infantil de sua história, com 4,0 mortes por mil nascidos vivos.

Isto é corroborado pelos dados preliminares apresentados ao Granma pela Direção de registros médicos e Estatísticas de Saúde, que se referem ao ano que acaba de terminar, havia 114,980 nascimentos, 1.892 a menos que em 2016 e houve 465 mortes em crianças com menos um ano – 32 menos do que em 2016 – o que é o número mais baixo de mortes até agora registradas.

E se alguém duvida como é que representa, talvez seja ilustrativo até que ponto têm reduzido as mortes de nossos filhos, que em 1970 ascenderam a 9,173 mortes, com uma taxa de mortalidade infantil de 38,7.

"Expor este indicador representa, acima de tudo, esforço, sacrifício, dedicação e empenho de milhares de profissionais que trabalham em serviços de saúde materna e infantil no país. Ele nos fala sobre a unidade constante dos quadros no sistema de saúde e o trabalho sistemático entre cada uma de suas áreas. É a expressão da interseccionalidade em termos do direito à vida. Um presente de felicidade dos trabalhadores de saúde pública às famílias cubanas e à liderança histórica da revolução ", disse o Dr. Roberto Alvarez Fumero, Chefe do Departamento de Enfermagem Materno e Ministério da Saúde da Criança (MINSAP).

Este 1º Janeiro, enquanto que comemoram em casa, ou com a família e amigos, trabalhadores na área de estatísticas MINSAP apreciado a realidade de um número, se algo denota, é a vigilância diária de muitos outros profissionais de saúde a cada dia salvo , com zelo permanente, direitos sexuais e reprodutivos; e os direitos das crianças nesta ilha do Caribe.

Do Granma

Nenhum comentário:

Postar um comentário