30 março 2018

"A amizade entre Cuba e Vietnã passou no teste do tempo"



Ao companheiro Nguyen Phu Trong, secretário geral do Partido Comunista do Vietnã; Distintos membros da delegação vietnamita; Companheiros e companheiros:

A estreita amizade entre Cuba e Vietnã resistiu ao teste do tempo. Construímos um relacionamento sólido, forjado nos difíceis anos da luta pela libertação do Vietnã.

Nossos povos, partidos e governos permaneceram unidos e compartilham hoje experiências mútuas na construção de uma sociedade socialista que garanta a justiça e o bem-estar em ambas as nações. E assim continuará no futuro, preservado pelas novas gerações de cubanos e vietnamitas.

Já em 1889, nosso herói nacional José Martí caracterizou os vietnamitas como imensos homens e mulheres do coração, cujo trabalho duro, coragem e altruísmo transcenderam séculos.

A chance era que em 19 de maio se tornou um evento comum. Naquele dia de 1895, José Martí caiu na batalha e, cinco anos antes, o lendário e excepcional revolucionário Ho Chi Minh nasceu em uma aldeia humilde.

Lembro-me do encontro emocional que tive com ele durante minha visita ao seu amado país, em outubro de 1966; as sinceras palavras de Ho Chi Minh de gratidão pela ajuda de Cuba e Fidel; e sobre as sólidas bases sobre as quais forjamos os laços que nos unem: "... nossos países são geograficamente antipodas, mas há uma identificação completa na moral", afirmou.

Naquela época, já havíamos nos mobilizado para apoiar sua luta pela libertação nacional e pela reunificação do país.

O camarada Fidel frequentemente destacava a façanha colossal da resistência vietnamita, que deveria servir de exemplo; e resumiu o compromisso internacionalista de Cuba em uma frase: para o Vietnã, estamos dispostos a derramar nosso próprio sangue!

Em setembro deste ano, vamos comemorar o 45º aniversário da primeira viagem de Fidel à zona libertada de Quang Tri. Ele foi o único chefe de Estado que fez isso. Sua imagem, voando a bandeira da Frente Nacional para a Libertação do Vietnã do Sul, expressou sua fé absoluta na vitória. Ele, como Ho Chi Minh, estava convencido de que uma vez que o inimigo fosse derrotado, eles construiriam um país "dez vezes mais bonito".

Você foi um exemplo para aqueles que em qualquer parte do mundo lutaram por sua independência e contra a intervenção estrangeira; eles legaram a doutrina de defesa da "guerra de todo o povo", que garante a vitória sobre um inimigo numericamente e tecnicamente superior; eles também representam constância e esforço na construção socialista.

Em nome de nosso povo heróico e da amizade imortal que nos une; Com a memória de Fidel e Ho Chi Minh mais viva do que nunca, recebo a honrosa ordem da Estrela Dourada.

Para o povo, para o Partido Comunista e para o Governo da República Socialista do Vietnã, nossa eterna gratidão.

Muito obrigado

Discurso do General do Exército, Raúl Castro Ruz, Primeiro Secretário do Comitê Central do Partido e Presidente dos Conselhos de Estado e Ministros, ao receber a Ordem da Estrela de Ouro do Vietnã, no Palácio da Revolução, em 29 de março 2018, "Ano 60 da Revolução".

Nenhum comentário:

Postar um comentário