12 março 2018

"Cuba é campeã mundial em direitos das crianças"


Cuba se reafirma como um símbolo internacional no campo dos direitos humanos, sendo catalogado como "campeão mundial na promoção e proteção das crianças”, pelo diretor regional da Unicef para a América Latina e o Caribe, María Cristina Perceval.

Os esforços da Revolução Cubana para proteger sua população, especialmente os menores, são mais uma vez reconhecidos globalmente, graças a mais de 50 anos de políticas sociais efetivas.

A maior das Antilhas tem o programa “Educar seu filho”, um modelo global no desenvolvimento da primeira infância, compartilhado com outros países, disse em um comunicado à Prensa Latina, o representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em um fórum sobre os direitos das crianças a crescer como uma família, recentemente realizada na capital da Nicarágua.

Perceval destacou os avanços em saúde na nação do Caribe, o primeiro a validar a eliminação da transmissão de HIV/AIDS de mãe para filho em 2015.

O alto funcionário dessa agência da ONU também agradeceu as autoridades da Ilha por compartilhar o que construíram na educação infantil, sobre a questão da eliminação da transmissão vertical do HIV, prevenção da gravidez na adolescência, etc.

"A Unicef trabalha lado a lado com as pessoas e com o governo cubano em coragem, solidariedade e esforço", disse ele à PL.

Perceval explicou que outra das grandes fortalezas de Cuba é a preparação de desastres naturais.

"Temos que reconhecer a capacidade instalada no governo e na organização social da comunidade, não só para se preparar contra emergências, mas para atuar durante o fenômeno com eficiência, profissionalismo e rapidez", afirmou.

O especialista, que espera visitar a Ilha este ano para comemorar o encontro regional do Unicef, expressou sua gratidão ao governo cubano e às pessoas por aceitarem o contributo da Agência para a recuperação do país depois que o furacão atingiu o ano passado.

Do Granma

Nenhum comentário:

Postar um comentário