07 junho 2018

Martí viu nascer a Organização dos Estados Americanos (OEA) e nos advertiu



No final de 1889, o governo dos Estados Unidos de Benjamin Harrison convocou a Primeira Conferência Pan-Americana, que foi o ponto de partida do “panamericanismo” e, em seguida, expressa como a dominação econômica e política da América sob a suposta “unidade continental.” Foi a atualização da doutrina de James Monroe de 2 de dezembro de 1823, no momento em que o capitalismo ianque estava atingindo sua fase imperialista.

José Martí, uma testemunha excepcional do surgimento do monstro imperialista, a propósito dessa conferência e das garras da besta na sua qualidade de cônsul do Uruguai, expressou no jornal argentino La Nación que “nunca houve na América, da independência até aqui, uma questão que requer mais sabedoria, obriga a mais vigilância, ou pedir exame mais clara e completa, que tratam os Estados Unidos potentes, cheio de produtos invendáveis, e determinado a estender seus domínios na América, faça com as nações americanas de menos poder, ligado pelo comércio livre e útil com os povos europeus, para ajustar uma liga contra a Europa e fechar relações com o resto do mundo. Da tirania da Espanha, a América espanhola foi salva; e agora, depois de ver com os olhos do judiciário os antecedentes, causas e fatores do tratado, é urgente dizer, porque é a verdade, que chegou para a América espanhola ao declarar sua segunda independência “.

Sua intuição, seu gênio político e profundo pensamento, provaram que ele estava certo. Entre 1899 e 1945, durante oito conferências similares, três reuniões de consulta e várias conferências sobre temas especiais, foi estabelecido o progresso da penetração econômica, política e militar dos Estados Unidos na América Latina, até que a OEA nasceu em 1948 na Conferência Americana de Bogotá, entre 30 de Março e 02 de maio, no meio da qual é assassinado o líder liberal colombiano Jorge E. Gaitán, de profundo enraizamento popular. Esse fato motivou uma grande insurreição conhecida como Bogotazo, brutalmente reprimida e que serviu para manipular o rumo e os resultados da Conferência, promovendo os EUA a ameaça representada para a democracia pela ascensão da União Soviética e do comunismo, que culparam pela morte e aquela revolta.

A história está aí, ninguém pode mudá-la, a Organização dos Estados Americanos nasceu para se tornar o instrumento legal ideal para a dominação estadunidense no continente. E só para provar a secretária de Estado, Mike Pompeo, em seu discurso de segunda-feira passada na 48ª sessão da Assembléia Geral, a qual Raul Roa, Chanceler da Dignidade, chamou de ministério de colônias do império. Com seu discurso intrometido, o chefe da diplomacia norte-americana deu ordens para isolar a Venezuela, indicando aos países da região para romper os laços com o governo legítimo de Nicolas Maduro, como foi feito com Cuba no início dos anos 60 do século passado, e exigir na Nicarágua “reformas democráticas”, culpando o governo de Daniel Ortega pelas mortes provocadas pelos atos violentos naquele país, organizados por grupos que se opõem a ele.

Pompeo, referindo-se a Cuba na segunda-feira, disse que “como sociedades democráticas, devemos apoiar a juventude de Cuba e outras partes do hemisfério em suas esperanças de mudança democrática”. Mas subiu de Cuba à OEA e com ele todos os povos da América subiram, com a proeminência de sua juventude, respondeu como fez Martí em 1889. “Por que ir como aliados, com o melhor de juventude, na batalha que os Estados Unidos estão preparando para travar com o resto do mundo? “

A retórica diplomática da OEA sobre os princípios sobre a independência ea soberania das nações e dos direitos do homem e dos povos, entre os quais ele estabeleceu o princípio da não-intervenção de qualquer Estado nos assuntos internos dos outros, é letra morta na frente de um disco volumoso e verdadeiramente sangrento. Os Estados Unidos precisam que a OEA viva para influenciar e dividir a região e impedir a consagração de seu único, inevitável e verdadeiro destino histórico: a integração martiana e bolivariana de seus povos.

SÍNTESE DA FOLHA CORRIDA DA OEA

- Em 1954, a Guatemala foi invadida por tropas mercenárias organizadas pela CIA, que derrubaram o governo de Jacobo Arbenz. A OEA aprovou anteriormente uma resolução com a variante da intervenção coletiva regional, em clara violação de sua Carta e da ONU.

- A OEA não escreveu uma sentença antes da agressão contra Cuba por parte de Playa Girón em 1961.

- Abril de 1965: os fuzileiros navais ianques desembarcaram em Santo Domingo para impedir a vitória do popular movimento constitucional sobre a reação militarista. Foi a primeira intervenção coletiva em um país da área, sob o selo da OEA.

- Ele ficou em silêncio diante da morte de Salvador Allende, e do assassinato e do desaparecimento forçado de dezenas de milhares de sul-americanos durante a obscura Operação Condor.

- Ele não promoveu a paz na América Central durante os anos 80, em um conflito que custou cerca de 100 mil vidas.

- Ele não apoiou as investigações para esclarecer a morte suspeita do general Torrijos no Panamá.

- O março de 1982 trouxe a intervenção britânica que começou a Guerra das Malvinas, primeira agressão de uma potência continental extrangeira em um país do sistema interamericano, que, de acordo com o Tratado Interamericano de Assistência (outra monstruosidade de dominação, protegido por um suposto critério de solidariedade no continente exercido por Washington), deveria apelar à solidariedade continental com a vítima. E os Estados Unidos apoiaram a Grã-Bretanha política e militarmente e impuseram sanções econômicas contra a Argentina.

- Outubro de 1983: um golpe militar derrubou o primeiro-ministro de Granada, Maurice Bishop, que foi morto. Para Granada os EUA enviaram uma força invasora de 1 900 marines. O princípio da não intervenção novamente carecia de validade.

- A OEA não ficou desconcertada com a invasão do Panamá em 1989.

- A Carta Democrática Interamericana em 1992 levou ao nível de tratado a imposição de unipolaridade na região, ou seja, a OEA não mudar seu rosto, enquanto contra o golpe militar no Haiti que depôs em fevereiro de 2004 o presidente Jean Bertrand Aristides, exibiu o mesmo grau de incapacidade e putrefação.

- A OEA garantiu o golpe de Estado na Venezuela, em abril de 2002, quando tentou retirar o comandante Hugo Chávez do poder.

- Contemplou o golpe de Estado ao governo de Manuel Zelaya, em Honduras, em 2009.

- Em 2010, também fez vista grossa na tentativa de outro golpe, no Equador, durante a administração de Rafael Correa.

- A OEA e seu Secretário Geral, Luis Almagro, hoje patrocinam políticas dos EUA contra a Venezuela e Cuba.

Do Granma

Nenhum comentário:

Postar um comentário