04 maio 2016

Havana, sede de uma importante feira de turismo


Declarada entre as sete Cidades Maravilha do Mundo, Havana acolhe hoje a 36 edição da Feira Internacional de Turismo FITCuba 2016, fervendo em matéria de viagens e lazer. Este constitui o momento mais oportuno para negociar os programas de turismo para o resto do ano e ainda depois, daí a presença de importantes cadeias hoteleiras, companhias transportadoras e operadoras de turismo.

A reunião está precisamente dedicada a esta capital, pelo interesse demonstrado pelos estrangeiros em suas belezas e tradições.

A paisagem urbana bem conservada, graças ao Escritório do Historiador da Cidade (Eusebio Leal) e às sérias intenções do Ministério de Turismo (Mintur), permite mostrar uma Babel em matéria de idiomas, entendimentos e pessoas com procedências diferentes.

Fundada definitivamente em 1519 à sombra de uma uma Ceiba, uma árvore frondosa, Havana, capital de Cuba, deveio de repente uma cidade muito cosmopolita, carregada de viajantes de todas partes do mundo querendo conhecê-la em profundidade.

Um ambiente delicioso se respira em suas ruas por onde passeiam pessoas vindas de qualquer um dos cinco continentes, falando seu idioma, mas se compenetrando com os locais da única maneira possível: mediante a cordialidade.

Aqui podem ser observadas as bondades principais do turismo, como unidade e entendimento comuns de diferentes culturas e povos.

Cuba, e Havana como essência das essências, representa um povo muito misturado, onde as principais procedências são do espanhol e do africano, mas também confluem o chinês, haitiano, alemão, francês, hebreu e de outras muitas partes.

A Vila de San Cristóbal de Havana, como realmente é seu nome, se fundou um dia 16 de novembro de 1519 na orla do Porto Carenas, depois de em 1515 ter tido um assentamento inicial na costa sul do país.

Esta primeira cidade na região ocidental da ilha é definida pelos especialistas como um lugar de grandeza devido a seus monumentos e por uma escala humana relacionada a seus valores patrimoniais únicos, onde se assentam cinco séculos de história.

É a capital da República abarca completamente 732 quilômetros quadrados e possui 15 municípios dos quais nove são totalmente urbanos, deles 4,5 quilômetros quadrados pertencem à parte velha, a mais interessante (com 2,2 quilômetro no eixo recreativo-histórico).

Trata-se do eixo de turismo em Cuba, pois por suas ruas passeiam mais de 70% de todos os viajantes que chegam ao arquipélago, tanto em plano de descanso como em negócios ou atenção médica.

A economia do território responde à indústria, ao comércio, aos serviços e ao turismo, com 47% de todos os hotéis do país instalados em seu espaço (Cuba conta com mais de 62 mil habitações em ao redor de 300 hotéis).

Da Prensa Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário