07 setembro 2018

A razão e a justiça não podem ser bloqueadas


Quando se trata do bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto a Cuba há tantos anos, pareceria que tudo já foi dito, embora a realidade imponha o contrário. Na medida em que se reforçou, provoca mais danos - alguns mais visíveis do que outros - é ratificado como uma política unilateral, produto da irracionalidade e a falta de sentido, trabalho de quem faz a mais flagrante injustiça, forma e estilo de fazer política.

Além de colocar o tempo todo condições a Cuba e seu povo, de violar o Direito e as normas internacionais de comércio, contrariando os princípios básicos da Organização das Nações Unidas e a vontade de milhões de pessoas no mundo, dói pensar nas barreiras impostas para o pleno desenvolvimento dos cubanos e a das capacidades deste povo.

O mundo condenou e pede o fim do bloqueio dos Estados Unidos contra Cuba, porque é um direito elementar desta nação para decidir seu destino sem interferência de ninguém, sem estar sofrendo todas as inconsistências e loucuras de uma política que nos impede pagar como qualquer outro país por nossas importações, que nos dificulta a utilização do sistema financeiro, econômico e comercial que rege em nível internacional, afetando, inclusive, aos cidadãos e setores empresariais estadunidenses, limitados no desenvolvimento de uma relação respeitosa e apropriada com as autoridades e a sociedade cubana.

Cuba mantém seu justo reclamo e agradece o acompanhamento permanente da comunidade internacional em todos os possíveis foros internacionais, incluindo a Assembleia Geral da ONU, porque a razão, os princípios e até mesmo os sentimentos nos ajudam e será assim enquanto persistir essa política arbitrária, ilegal e injusta.

Em 31 de outubro de 2018, o governo cubano denunciará novamente o recrudescimento do bloqueio na AGNU. Porque esta política desgastada que hoje buscam valorizar e impor – com outros métodos e faces – a outros povos irmãos no mundo, é a mais longa guerra econômica da história e se aprofunda nas famílias cubanas de todas as gerações. Porque também em nossa essência, a partir de nossa raiz, é defender a justiça e a verdade nos acompanha.

PASSOS PARA O RECRUDESCIMENTO DO BLOQUEIO A CUBA

2017
- Donald Trump estabelece o "Memorando Presidencial de Segurança Nacional sobre o Fortalecimento da Política dos EUA contra Cuba", um sério recuo nas relações bilaterais com Cuba.
- Departamentos do Tesouro, do Estado e do Comércio dos EUA emitem regulamentações que impõem obstáculos adicionais às oportunidades limitadas do setor empresarial norte-americano em Cuba e restringem, ainda mais, o direito dos estadunidenses de viajarem à Ilha.
- Novas sanções contra Cuba causam uma diminuição significativa nas visitas procedentes dos EUA e maiores obstáculos às relações econômicas e comerciais de empresas cubanas com potenciais parceiros estadunidenses e de terceiros países, afetando os setores estatais e não-estatais da Ilha.

2018
- Dezenas de bancos em todas as regiões do mundo decidiram fechar suas relações com empresas cubanas ou estrangeiras, para eliminar seus laços com Cuba, inclusive as operações com os cidadãos cubanos só por terem essa nacionalidade.

Do Granma

Nenhum comentário:

Postar um comentário