07 dezembro 2018

Saberemos ser capazes de seguir o exemplo!



Sempre foi de profundo significado para todos os cubanos a data memorável em que caiu, junto com seu jovem assistente, o mais ilustre de nossos soldados, Antonio Maceo.

Ao escolher esta data para enterrar os restos mortais de nossos combatentes internacionalistas heroicos, caídos em várias partes do mundo, principalmente na África, de onde vieram os antepassados ​​de Maceo e uma parte substancial do nosso sangue, o 7 de dezembro se tornará dia lembrança de todos os cubanos que deram suas vidas não só em defesa de sua pátria, mas também da humanidade. Deste modo, o patriotismo e o internacionalismo, dois dos mais belos valores que o homem pôde criar, estarão unidos para sempre na história de Cuba.

Há eventos históricos que nada e ninguém pode apagar. Há exemplos revolucionários de que os melhores homens e mulheres das futuras gerações, dentro e fora de nosso país, não podem esquecer.

Os comunistas cubanos e milhões de combatentes revolucionários que compõem as fileiras de nosso povo heroico e combativo, cumprirão o papel atribuído à história, não só como o primeiro Estado socialista do hemisfério ocidental, mas também defensores tão inflexíveis em frente a causa nobre dos humildes e explorados deste mundo.

Nós nunca aspiramos a entregar a custódia das bandeiras gloriosas e princípios que o movimento revolucionário tem defendido ao longo de sua história heroica e bela, mas se o destino nos atribuir o papel de ser um dia entre os últimos defensores do socialismo, em um mundo onde o Império ianque conseguiu incorporar os sonhos de Hitler de dominar o mundo, saberíamos como defender esse baluarte até a última gota de sangue.

Estes homens e mulheres que hoje nós honrosamente sepultamos na terra quente, onde eles nasceram, morreram pelos valores mais sagrados da nossa história e nossa Revolução (...) Saberemos ser capazes de seguir o exemplo!

Fonte: Discurso de Fidel Castro proferido no ato de despedida de duelos internacionalistas mortos durante o desempenho de honradas missões militares e civis, em El Cacahual, em 7 de dezembro de 1989.

Nenhum comentário:

Postar um comentário