20 abril 2016

Raúl Castro assegura continuidade de princípios da Revolução Cubana


O primeiro secretário do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba (PCC), Raúl Castro, assegurou hoje que construir um socialismo próspero, sustentável e irreversível exige preservar e potencializar os princípios revolucionários de justiça e igualdade.

Uma Revolução dos humildes, pelos humildes e para os humildes, como definiu o companheiro Fidel (Castro), com uma inegável obra social construída, jamais encontrará solução para seus problemas de costas para o povo, expressou no encerramento do VII Congresso da organização.

Ressaltou que também não a encontrará com a restauração do capitalismo, que implicaria a aplicação de terapias de choque às camadas da população com menos recursos e destruiria a unidade e a confiança da maioria dos cidadãos em torno da Revolução e do Partido.

Em Cuba, reitero uma vez mais, ninguém ficará desamparado, expressou ante mais de mil pessoas entre delegados e convidados que desde o dia 16 de abril estiveram presentes no evento com sede no Palácio de Convenções de Havana.

De acordo com Raúl Castro, o desenvolvimento da economia nacional, junto à luta pela paz, a unidade e a firmeza ideológica, constituem as missões principais do PCC.

Considerou conveniente recordar que o processo de atualização do modelo econômico iniciado no VI Congresso, em 2011, não é uma tarefa de um ou dois quinquênios.

"O rumo já está traçado. Prosseguiremos a passo firme, sem pressa, mas sem pausas", acrescentou.

De igual modo, chamou a ter presente que o ritmo dependerá do consenso "que sejamos capazes de forjar no interior de nossa sociedade e da capacidade organizativa que alcancemos para introduzir as mudanças necessárias sem precipitações nem improvisações que só nos conduziriam ao fracasso".

Em seu discurso de encerramento, destacou que o congresso acolheu favoravelmente os projetos apresentados a respeito da Conceitualização do Modelo Econômico e Social e as Bases do Plano Nacional de Desenvolvimento Econômico Social até 2030.

Tendo em conta sua importância, o congresso aprovou iniciar um debate amplo e democrático sobre estes documentos programáticos com a militância do Partido, a União de Jovens Comunistas, representantes das organizações de massas e de diversos setores da sociedade, pontuou.

Segundo o Primeiro Secretário, esperam concluir esse processo antes do final deste ano, de modo que o Comitê Central, em correspondência com a faculdade que lhe outorgou o congresso, os aprove definitivamente.

da Prensa Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário