26 julho 2016

Viva o 26 de Julho, dia da Rebeldia Cubana!


Em 26 de julho de 1953, sob uma violenta ditadura militar, revoltados com a miséria, o analfabetismo, as péssimas condições de vida do povo, um grupo de lutadores, liderados por Fidel Castro e Abel Santamaria, assaltaram o quartel de Moncada e Carlos Manuel de Céspedes em Cuba. Neste combate muitos foram mortos e presos, inclusive Fidel.

Durante seu julgamento, Fidel fez sua própria defesa que ficou conhecida como "A história me absolverá". Anistiado em 1955, ele, seu irmão Raul e outros companheiros e companheiras como Camilo Cienfuegos e Che Guevara, além da primeira mulher guerrilheira Célia Sánchez criaram o Movimento 26 de julho, uma organização que triunfou 6 anos depois, em 1º de janeiro de 1959, pondo fim à ditadura de Fulgêncio Baptista e tomando o poder junto do povo cubano.

Desde então a Revolução Cubana vem construindo o caminho socialista que hoje inspira todos os povos pela sua lealdade aos princípios e ideais de justiça, igualdade, liberdade, soberania e solidariedade entre os trabalhadores de todo o mundo.

Fidel Castro: 90 anos fazendo história
90 anos, poucas são as pessoas que chegam a essa idade, menos ainda as pessoas que, ali chegando, podem dizer que dedicaram a maioria desses anos à humanidade. Fidel Alejandro Castro Ruz está entre essas pessoas. A humanidade está longe de viver tempos de justiça, igualdade e fraternidade, mas a existência de Fidel tornou essa distância um pouco menor. Não fez a revolução sozinho, muitos guerrilheiros e guerrilheiras estiveram com ele, o povo também lutou ao seu lado, mas Fidel foi, certamente, imprescindível neste processo.

Fidel, Che Guevara, Camilo, Raul, Célia Sanches, Vilma Spin, Haydée Santamaría estão entre os nomes daqueles e daquelas que dedicaram e dedicam suas vidas, pensamentos e luta contra o capitalismo, o imperialismo e toda a sorte de exploração e opressão do homem pelo homem.
Os 90 anos de Fidel são celebração da vida deste homem incrível, um dos maiores que a humanidade teve a grandeza de forjar, e também celebração de seus grandes feitos.

Em reconhecimento de tudo o que é e representa, nos colocamos como militantes defensores de suas ideias e suas lutas. A Esquerda brasileira, os lutadores populares, em suas diferentes visões e atuações, devem muito à gloriosa revolução cubana. Saudamos e agradecemos a Fidel pelo feito, pelo ensinado e pelo demostrado... e comprometemo-nos a seguir na luta.

 Movimento Paulista de Solidariedade a Cuba 

Por hora, Fidel, comemoraremos seus 90 anos.
Viva Fidel, Viva Cuba, Viva o Socialismo!



PARTICIPE DA COMEMORAÇÃO AOS 90 ANOS DE FIDEL CASTRO!
Dia 20 de agosto, às 15h
Sindicato dos Químicos de SP
Rua Tamandaré, 348 - Liberdade, São Paulo - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário