09 novembro 2016

E a Ilha virou uma grande escola


A declaração por parte do comandante-em-chefe, Fidel Castro Ruz, de Melena del Sur como Primeiro Território Livre de Analfabetismo em Cuba foi comemorada por ocasião do 55º aniversário do histórico acontecimento. Na praça central da localidade, declarado Monumento Nacional, dezenas de populares evocaram aquele dia 8 de novembro de 1961 em que o líder da Revolução Cubana falou aos alfabetizadores e ao povo ali reunidos.

Lembraram que Fidel regressou por ocasião do 30º aniversário e novamente se reuniu com os moradores de Melana, para lembrar a data e falar do desenvolvimento na educação conseguido pelo país, bem como as tarefas que teriam os educadores daí em diante.

Paula Rita Brito falou em nome dos alfabetizadores «que sentimos o orgulho de ter protagonizado por cidades e campos a bela obra do ensino». A jovem professora Yeney Álvarez Hernández reafirmou o compromisso dos educadores de hoje com a Pátria.

Marcaram presença no ato o secretário-geral da Central dos Trabalhadores e membro do Bureau Político, Ulises Guilarte de Nacimiento; os integrantes do secretariado Abelardo Álvarez Gil e Olga Lidia Tapia Iglesias; Juan Miguel García Díaz, membro do Comitê Central e primeiro secretário na província Mayabeque, bem como autoridades do governo e o Ministério da Educação.

Do Granma

Nenhum comentário:

Postar um comentário