07 novembro 2016

Em Montevidéu, músicos do Brasil, Uruguai e Cuba Homenageiam o líder cubano José Martí

Foto ACJM/RS – Músicos de Cuba, Uruguai e Brasil, após musicalização e gravação do CD, em 2014
Após dois shows em Porto Alegre e três em Havana, o projeto cultural   José Martí em Canto terá duas apresentações gratuitas em Montevidéu, com o apoio da Embaixada da República de Cuba, a Direção Nacional de Cultura do Ministério de Educação e Cultura do Uruguai e da Casa da Amizade Uruguai /Cuba, com a participação de músicos e compositores do Brasil, Uruguai e Cuba.

Com direção musical de Leonardo Ribeiro e produção cultural de Sebastián Jantos, a primeira apresentação ocorre no domingo, 13 de novembro, às 19h, no Teatro del Mercado Agrícola de Montevideo- MAM, José L. Terra 2220.No dia 14 de novembro, segunda –feira, os músicos se apresentam, a partir das 21h, no Centro Cultural ComunidArte, Calle de los Leones y Calle 70, Solymar.

Cerca de 80 ativistas políticos, sociais e culturais gaúchos acompanham a caravana organizada pela Associação Cultural José Martí do Rio Grande do Sul, promotora da jornada que reúne os músicos e compositores Leonardo Ribeiro, Mário Falcão, Pablo Lanzoni, Marisa Rotenberg, Everson Vargas, Tonda Pecoits, Claudio Sander e Giovanni Berti, do Brasil, Mauricio Figueiral, de Cuba e Sebastián Jantos, do Uruguai. O evento terá, ainda, como convidado especial, o ex – governador do Rio Grande do Sul Olívio Dutra, interpretando dois poemas de José Martí. Está prevista a presença do ex – presidente uruguaio, Pepe Mujica, em apoio ao projeto.

Leonardo Ribeiro, Mário Falcão, Pablo Lanzoni, Mauricio Figueiral, e Sebastián Jantos buscaram em fragmentos dos poemas de José Martí, a inspiração para musicalizar e interpretar sua obra e homenageá-lo como o mais internacionalista dos cubanos. E o resultado foi um belo repertório, com estilos diferenciados porém harmoniosos, e com a razão aliada à sensibilidade com que cada poema foi trabalhado e trazido à contemporaneidade.

Dos 14 poemas que compõem o CD José Martí em Canto, oito foram musicalizados pelos brasileiros Leonardo Ribeiro, Pablo Lanzoni e Mário Falcão, e dois poemas foram gravados por Olívio Dutra. O cubano Mauricio Figueiral participa com dois poemas musicalizados e gravados em Havana, e o uruguaio Sebastián Jantos, dois poemas musicalizados y gravados em Montevidéu.

Foto ACJM/RS – Olívio Dutra (e) e Ricardo Haesbaert (d), no lançamento do CD em Porto Alegre, em 2014
Da vasta obra de José Martí foram selecionados os poemas “Tiene el alma del poeta”; “Cuba nos une”; “Baile agitado”; “Cultivo una rosa blanca”; “Por tus ojos encendidos”; “Banquete de tiranos”; “Tonos de orquesta”; “Yo vengo de todas partes”; “A Emma”; “Aquí está el pecho, mujer”; “Yo puedo hacer”; “Noche de mayo”; “El rayo surca” e “Fragmento”.

Em Cuba o projeto participou, em 2013, a convite do Centro Nacional de Música Popular do Ministério de Cultura, do Instituto Cubano de Amizade com os Povos –ICAP e do Instituto Superior Politécnico "José A. Echeverría” – CUJAE, com produção cultural, de Maurício Figueiral, e direção musical, de Leonardo Ribeiro.

Foto ACJM/RS – Músicos de Cuba, Uruguai e Brasil, na Casa Alba, em Havana, em 2015
Segundo o vice-presidente da ACJM/RS, Ricardo Haesbert, na época o encontro em Havana entre os músicos cubanos Vicente Feliú, Maurício Figueiral e Adrián Berazaín, entre outros, o uruguaio Sebastián Jantos e os brasileiros Leonardo Ribeiro, Pablo Lanzoni, Mário Falcão, Cláudio Sander e Everson Vargas, do Brasil, reforçou a importante proposta da entidade para fortalecer a solidariedade e a integração entre povos da América Latina e Caribe, considerando a cultura como condição fundamental para este processo.

E é neste sentido que a Associação Cultural José Martí busca novamente reunir, na capital uruguaia, músicos que buscam na solidariedade, na voz e nos instrumentos, a forma de unir e fortalecer o canto dos povos.

O Poeta, escritor e político cubano José Martí Martí nasceu em Havana em 1853, e morreu na localidade de Dos Ríos, em 19 de maio de 1895, na última guerra pela independência de Cuba contra o domínio espanhol. Revolucionou a política e a literatura, com obras que encantam pela beleza e lucidez, traduzindo o pensamento em palavras e as palavras em ações.

Reconhecido como um dos homens mais patriotas e pensadores que a humanidade produziu, este internacionalista cubano defendeu a unidade dos latino-americanos, e a reconstrução da identidade destes povos barbaramente aniquilada pelos colonizadores europeus. Criou um novo discurso voltado para os espoliados e esquecidos, no qual deveriam se transformar em atores sociais e protagonistas da sua própria história. Assim estariam fortalecidos para enfrentar as dominações coloniais e imperialistas.


Músicos que se apresentam em Montevidéu

Leonardo Ribeiro: guitarra, voz e direção musical
Sebastián Jantos: guitarra, percussão, voz e produção cultural
Pablo Lanzoni: guitarra e voz
Mário Falcão: guitarra e voz
Mauricio Figueiral: guitarra e voz
Marisa Rotenberg: voz
Olivio Dutra: declamação
Everson Vargas: contrabaixo
Tonda Pecoits: piano
Claudio Sander: sax e flauta
Giovanni Berti: percussão

Para escutar o CD José Martí em Canto clique https://soundcloud.com/josemartiemcanto


Por Vânia Barbosa, Jornalista e coordenadora do Coletivo de Jornalistas Amigos de Cuba, no RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário