17 maio 2016

Destacam trabalho de Brigada Médica cubana na Guiné Equatorial


O ministro da Previdência e Bem-estar Social da Guiné Equatorial, Juan Ndon Nguema, destacou o abnegado trabalho da Brigada Médica cubana que presta hoje serviços em postos de saúde e hospitais deste país africano.

O trabalho do grupo na formação de valores e comportamentos éticos teve excelente resultado, disse Ndon Nguema, no âmbito de um ato celebrado pelo Dia Internacional da Enfermaria (todo 12 de maio).

Ressaltou que atualmente 80 por cento de todos os enfermeiros de Cuba e da Guiné Equatorial reforça conhecimentos e procederes em sua tarefa para melhorar a capacidade do sistema de saúde, graças à atuação das enfermeiras da brigada da colaboração cubana.

Destacou as excelentes relações de cooperação entre Cuba e Guiné Equatorial, e agradeceu o apoio do governo e povo cubanos.

Aplaudiu o desempenho das enfermeiras da ilha, que junto ao pessoal de saúde sanitária nacional, cumprem com o objetivo traçado pelo Executivo da Guiné Equatorial no seu programa econômico-social denominado Horizontes ano em 2020, no que a uma das metas "é saúde de qualidade para todos".

Por sua vez o chefe da Brigada Médica, doutor Rolando Marcial, ratificou que se mantém uma alta disposição por parte do governo de Havana para continuar apoiando à para que dirige.

Da mesma forma completou, junto a colegas nacionais, a atenção preventiva para o povo, com o fim de erradicar doenças previsíveis e melhorar a qualidade de vida, agregou.

Na cerimônia evocou-se à britânica Florence Nightingale (1820-1910), considerada exemplo de abnegação, mãe da enfermaria moderna e fundadora da primeira escola de enfermagem no mundo.

Da Prensa Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário