13 maio 2016

Em Cuba: Lembram 71º aniversário da vitória contra o fascismo


A propósito do 71º aniversário da vitória contra o fascismo, em 9 de maio, seus protagonistas não pretendem deixar que se esqueça nem a história nem as lições aprendidas. “O dever dos contemporâneos é lembrar para evitar que se repita a tragédia que foi a Segunda Guerra Mundial”, expressou  o embaixador da Rússia em Cuba, Mikhail L. Kamynin.

Para comemorar esta importante data, colocaram-se na segunda-feira, 9 de maio, oferendas florais no monumento ao Soldado Inter­nacionalista Soviético, em nome das embaixadas da Rússia, Bielorrúsia, Cazaquistão e Azerbaijão, bem como do Ministério as Forças Armadas de Cuba e do Instituto Cubano de Amizade com os Povos (Icap).

Após a cerimônia, Kamynin ressaltou que ao render homenagem aos mártires se tenta transmitir aos povos todos e às forças políticas do mundo a necessidade da paz, o respeito ao direito internacional e à soberania dos países.

Em diversas partes do mundo surgem forças que tentam tergiversar a história segundo seus interesses e posições políticas. Contudo, nós, os países da ex-União So­vié­tica, junto a amigos como Cuba, tentamos lembrar todos que a grande vitória foi resultado da luta dos povos soviéticos, acrescentou.

Para o diplomata russo, deve-se defender a verdade e “não temos direito a esquecer aqueles tristes e sangrentos anos”.

Em outro momento de sua intervenção, salientou que “sempre estaremos junto a nossos amigos cubanos, dispostos a defender sua soberania e independência, bem como a lutar com todos nossos esforços pela paz universal”.

Por seu lado, chefe da Marina de Guerra Revolucionária, contraalmirante Carlos A. Duque Ramos, assinalou que “o dia 9 de maio mudou a história para bem. O triunfo contra o fascismo é uma das epopeias mais importantes do século 20”, ressaltou.

Com admiração e profundo respeito se lembra o sacrifício do povo soviético e suas forças armadas para vencer e liberar do fascismo suas fronteiras ao igual que a de outros territórios. Uma vitória que o povo cubano compartilha e considera sua, sentenciou.

A cerimônia esteve presidida pelo chefe da Direção do Minfar, general-de-divisão Roberto Sotolongo Legra. Também participaram chefes do Minfar e do Minint, diplomatas credenciados na Ilha, representantes das diversas embaixadas e suas famílias, além de funcionários do ICAP.

Do Granma

Nenhum comentário:

Postar um comentário