01 junho 2016

Com passos de futuro


Quem protege as crianças prepara o porvir. E precisamente os direitos de todas as crianças tem sido uma prioridade constante da nação cubana desde o ano 1959.

Segundo dados oferecidos pelo Ministério de Educação, correspondentes ao ano lesivo 2015-2016, no país existem hoje mais de mil creches, as quais beneficiam em torno de 115.480 crianças, além das novas oportunidades para estes cuidados que têm sido concebidas pelo Estado cubano com a participação do setor não estatal.

Entretanto, 121.731 crianças recebem educação pré-escolar, 680.829 matricularam no ensino primário e 37,025 no especial.

O programa Educa teu filho — reconhecido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) como uma iniciativa de sucesso e aplicável na região latino-americana — atende a mais de 70% das crianças de zero a seis anos.

Nos últimos oito anos, a taxa de mortalidade infantil tem sido inferior a cinco em cada mil nascidos vivos, fato que ratifica a lha maior das Antilhas entre a lista das nações que atingem este indicador no mundo.

A taxa conseguida em 2015 — de 4,3 em cada mil nascidas vivas — de acordo com dados da Direção de Registros Médicos e Estatísticas de Saúde, é expressão da vontade e compromisso da Revolução para com seus infantes.

Do Granma

Nenhum comentário:

Postar um comentário