27 junho 2016

Cuba atende a mais de 37 mil alunos no ensino especial


Em um contexto mediado pelo atendimento a mais de 37 mil alunos no e ensino especial cubano — por volta de 1.650 no Plano Turquino — começa em 27 de junho, em Havana, o 7º Congresso Internacional de Educação e Pedagogia Especial e o 4º Simpósio da Educação Primária, que começara suas sessões desde 27 até 30 de junho no Palácio das Convenções de Havana.

O evento — organizado pelo Ministério da Educação e o Centro de Referência Latino-americano para o Ensino Especial — constituirá um espaço construído para concertar ideias e experiências sobre tópicos relacionados com o atendimento das crianças da primeira infância com necessidades educativas especiais, preparação dos recursos humanos e seu desempenho profissional, formação trabalhista, papel da família, organização escolar e a utilização da tecnologia educativa.

Destacam no programa científico, entre as atividades a desenvolver, conferências magistrais e temáticas, simpósios, mesas-redondas, painéis, cursos internacionais e visitas especializadas às escolas Dora Alonso, Vo Thi Thang, Eterno Baraguá, e a instituição pedagógica Fulgencio Oroz, entre outras.

Para o dia 27 foi prevista uma palestra de inauguração “A inclusão educativa e qualidade da educação: compromissos e desafios para uma verdadeira igualdade de oportunidades”, da doutora Margarita McPherson Sayú, vice-ministra da Educação.

A educação especial tem sido uma prioridade do governo cubano desde o triunfo de janeiro de 1959 até a atualidade e transcende pelo atendimento sistemático e de qualidade a crianças com necessidades educativas especiais.

Do Granma

Nenhum comentário:

Postar um comentário