07 junho 2016

MPSC: 3 anos de medicina cubana no Brasil


O SUS é uma conquista do povo brasileiro. Após várias tentativas de privatização e sucateamento, embora mesmo com diversos problemas, é a única política de seguridade social que pretende alcançar toda a população brasileira.

O Programa Mais Médicos foi instituído sob a égide de fortes lutas dos movimentos populares em defesa do SUS, visto a falta de médicos e médicas nas regiões periféricas das grandes cidades e na zona rural do país. A partir deste panorama, o Programa dá prioridade aos profissionais brasileiros oferecendo as vagas excedentes à profissionais cubanos após convênio firmado entre os governos do Brasil e de Cuba. Hoje há mais de 18.000 médicos e médicas cubanas trabalhando nos rincões do Brasil.

Setores privatistas da Saúde no país atacam o Mais Médicos desde sua criação e implantação, com ações de repulsa à chegada dos profissionais cubanos. Temem que a população, sob a excelência do humanismo, da prevenção da saúde em detrimento ao tratamento paliativo e da excelência na prestação de serviços busque o melhor atendimento engrossando a luta que se trava para que o SUS não se torne mercadoria.

Visto o golpe de Estado em andamento e as ações conservadoras do governo interino e golpista de Michel Temer, o Programa Mais Médicos e o convênio entre Brasil e Cuba encontra-se sob forte ameaça de extinção. Diante deste fato convocamos a todos e todas à um ato de desagravo em defesa da manutenção do convênio Brasil e Cuba, pela continuidade da prestação dos serviços médicos cubanos e em agradecimento aos médicos e médicas cubanas por atenderem e responderem prontamente e de forma solidária as necessidades da população mais empobrecida do Brasil.

VIVA CUBA!
FORA TEMER!

Nenhum comentário:

Postar um comentário