22 junho 2016

Cuba, Rússia, amizade e ajuda mútua


“A Rússia é um parceiro tradicional e confiável de Cuba, e o fortalecimento das relações bilaterais em todas as esferas é um fato”, sublinhou, em 21 de junho, o vice-presidente do Conselho de Ministros de Cuba, Ricardo Cabrisas Ruiz, durante o ato de inauguração do Dia desse país, como parte da Segunda Convenção e Exposição Internacional CubaIndústria 2016, que abriu as portas desde o dia 20 de junho, em Havana.

“As perspectivas de negócios são claras e positivas e ambos os países estão engajados em elevar ao ponto mais alto os vínculos econômicos, de maneira que estes atinjam a magnitude dos laços políticos”, destacou. Os projetos de cooperação entre ambas as nações — acrescentou — se enquadram dentro do plano de desenvolvimento econômico e social cubano; não somente em sua visão estratégica até o ano 2030, mas também no plano quinquenal 2016- 2021.

Salvador Pardo Cruz, titular do Ministério das Indústrias (Mindus), reiterou igualmente a participação da Rússia em negócios de alto impacto, relacionados com a esfera energética, o transporte (automotor, ferroviário e aéreo), e o aprovisionamento de oficinas para realizar nelas processos de manutenção.

Nesse sentido, explicou que representantes de ambas as partes assinaram recentemente, um esquema de trabalho que prevê o impulso de vários projetos, 18 dos quais serão avaliados durante a próxima sessão da comissão intergovernamental Cuba-Rússia, que terá lugar em outubro.

Igualmente, Gregory Kalamanov, vice-ministro russo da Indústria e o Comércio, explicou o interesse de explorar novas linhas de mercado, por exemplo, quanto ao fornecimento de produtos destinados ao turismo. “Consideramos que devemos achar mais pontos comuns para o crescimento de nossas colaborações, e esperamos achá-los em um futuro próximo”, precisou.

Entre as 16 empresas presentes na feira expositiva destaca Kamaz, líder na fabricação de caminhões, alguns dos quais circulam pela Ilha há mais de 30 anos.

Durante a jornada foi celebrado, também, um foro empresarial bilateral, com o propósito de continuar estimulando as colaborações nos anos seguintes, sobre bases mutuamente vantajosas.

“Meu país tem muito que aprender de Cuba, fundamentalmente no campo biotecnológico”, expressou Tatiana Mashkova, vice-presidenta do Conselho Empresarial Rússia-Cuba. Acrescentou que, por isso, a organização que representa se encontra trabalhando seriamente no lançamento de produtos cubanos como o Heberprot P no país europeu.

“Além do mais — disse — temos criado uma estrutura que permitirá ajudar as empresas russas a adaptar-se ao mercado da Ilha e a trabalhar com sucesso neste”.

Por outro lado, o representante da corporação estatal russa Rostech, Alexei Ivanov, destacou que essa empresa mantém relações com Cuba no âmbito das colaborações técnico-militares e na esfera civil.

“Aliás — disse — tivemos conversações com o Grupo das Indústrias Biotecnológica e Farmacêuticas (BioCubaFarma), para estabelecer colaboração médica em duas direções fundamentais: as vacinas (principalmente contra o câncer) e a fabricação de equipamento médico.

Do Granma

Nenhum comentário:

Postar um comentário